A CBS (um acrônimo para o nome antigo da rede, Columbia Broadcasting System, em português: Sistema Columbia de Radiodifusão) é uma rede de televisão aberta comercial americana que é a propriedade carro-chefe da CBS Corporation. A empresa possui sua sede no CBS Building na cidade de Nova Iorque com maiores instalações de produção e operação na cidade de Nova Iorque (no CBS Broadcast Center) e em Los Angeles (na CBS Television City e no CBS Studio Center).
A CBS é referida as vezes como “Eye Network” (Rede do Olho), em referência ao icônico logotipo da empresa, em uso desde 1951. Também é chamada de “Tiffany Network”, em alusão a percepção da alta qualidade da programação da CBS durante o mandato de seu fundador William S. Paley.[1] Isso também pode se referir a primeira demonstração de televisão em cores, que foram feitas a partir de um antigo edifício da Tiffany & Co. na cidade de Nova Iorque em 1950.[2]
A rede tem origem na United Independent Broadcasters Inc., um conjunto de 16 emissoras de rádio que foram compradas por Paley em 1928 e foram renomeadas como Columbia Broadcasting System.[3] Sob a orientação de Paley, a CBS pode se tornar uma das maiores redes de rádio nos Estados Unidos, e eventualmente uma das as três gigantes das redes de televisão aberta. Em 1974, a CBS deixou de usar seu antigo nome completo e passou a ser conhecida apenas como CBS, Inc. A Westinghouse Electric Corporation comprou a rede em 1995, mudando a razão social para a atual CBS Broadcasting, Inc. em 1997, e eventualmente adotou o nome da empresa que adquiriu e se torna a CBS Corporation. Em 2000, a CBS ficou sob o controle da Viacom, que foi criada a partir de um spin-off da CBS em 1971. No final 2005, a Viacom dividiu-se em duas empresas separadas e recriou a CBS Corporation – através do spin-off de seus ativos de televisão aberta, rádio e alguns de televisão a cabo – com a rede de televisão CBS sendo a sua parte central. A CBS Corporation é controlada por Sumner Redstone através da National Amusements, que também controla a atual Viacom.
A CBS continua a operar a rede CBS Radio, que agora oferece principalmente notícias e conteúdo destacado para o seu portfólio de emissoras próprias em grandes e pequenos mercados, e emissoras afiliadas em vários outros mercados. A rede de televisão tem mais de 240 emissoras próprias e afiliadas pelo Estados Unidos.