Loading

Iberdrola

Iberdrola é uma empresa espanhola que atua na distribuição de gás natural e na geração e distribuição de energia elétrica. Em 2006 comprou a Scottish Power por 11,6 bilhões * de libras.

A Iberdrola nasceu em 2 de novembro de 1992 como resultado da fusão de Hidroelétrica Espanhola e Iberduero.[1]

A empresa tem as suas raízes no desenvolvimento industrial na Espanha dos primeiros anos do século XX, quando se criou Hidroelétrica Ibérica. Porém, com a integração de Scottish Power e Energy East, e a conseguinte configuração de um grande grupo global, esse passado enriqueceu-se e adiantou-se ao século XIX ao outro lado do Atlântico.

Vários empreendedores norte-americanos criam em 1840 a Hartford City Light Company, dando saída para a constituição na costa leste dos Estados Unidos de Energy East, que mais adiante se tornará em Iberdrola USA. Na Espanha desenvolveu-se um processo parecido. Em 1901, um grupo de empresários liderado pelo engenheiro Juan de Urrutia constitui em Bilbau a Hidroelétrica Ibérica. Em 1907 os acionistas de Hidroelétrica Ibérica fundam Hidroelétrica Espanhola, que fornecerá Madrid e Valência. Uma década depois nasce a Saltos del Duero, que em 1935 inaugura o primeiro grande aproveitamento hidroelétrico do país: o salto de Ricobayo.

Grátis – Comprar
Suporte