A Vivo é a marca comercial da Grupo Telefónica no Brasil. É uma concessionária de telefonia móvel, fixa, internet banda larga e TV por assinatura do Brasil. Formada pela fusão de companhias de celular ex-estatais existentes no Brasil, foi fundada como uma parceria entre Portugal Telecom e a espanhola Telefónica, sendo comandada por esta última após ter comprado a posição da primeira em julho de 2010[4][5]. Em 2011, possuía quase 70 milhões de clientes no país.
A empresa foi acusada de formação de cartel, juntamente com Oi, Claro e Tim. O grupo teria poder o suficiente para fazer a Agência Nacional de Telecomunicações impedir que novos competidores entrem na concorrência. O empresário Roberto Mello declarou ao Ministério Público: “a Anatel está sendo pressionada por um cartel formado pelas quatro grandes operadoras, impedindo a entrada no mercado de um quinto competidor”. [6]
Utiliza as tecnologias GSM/EDGE, WCDMA/HSPA, HSPA+, LTE e LTE-Advanced nos celulares. Até o ano de 2007 utilizou a rede AMPS concomitantemente com suas redes TDMA e CDMA, até ser desativada para liberar espectro magnético no objetivo de implantar a rede GSM. A rede CDMA foi desligada no ano de 2012[7]. É a operadora de telefonia móvel com maior quota de mercado[8]. Em 2015 a Vivo ficou em 2º lugar em número de clientes apenas atrás da TIM, com 79,9 milhões de clientes [9] Desde 15 de abril de 2012 todas as companhias da Telefónica no Brasil se tornam apenas Vivo, sendo a única marca comercial da empresa no país tanto em telefonia móvel quanto em telefonia fixa, banda larga e TV por assinatura.[10][11].