Loading

Dodge

Dodge é uma marca americana de carros, minivans e veículos utilitários esportivos fabricados pela FCA US LLC (anteriormente conhecida como Chrysler Group LLC), com sede em Auburn Hills , Michigan. Os veículos da Dodge incluem atualmente as variantes de crachá de preços mais baixas dos veículos Chrysler- badged, bem como carros de desempenho , embora durante grande parte da sua existência. Dodge era a marca de preço médio da Chrysler acima de Plymouth .

Fundada como a loja de máquinas da Dodge Brothers Company pelos irmãos Horace Elgin Dodge e John Francis Dodge no início dos anos 1900, [3] A Dodge foi originalmente um fornecedor de peças e montagens para fabricantes de automóveis com sede em Detroit e começou a construir automóveis completos sob os “Dodge Brothers” Marca em 1914, antes da fundação da Chrysler Corporation. A fábrica estava localizada em Hamtramck, Michigan, e foi chamada de fábrica da Dodge Main de 1910 até o encerramento em janeiro de 1980. Os irmãos Dodge morreram em 1920 e a empresa foi vendida por suas famílias para Dillon, Read & Co., em 1925 antes Sendo vendido à Chrysler em 1928.

A crise do petróleo de 1973 e seu impacto subseqüente na indústria automotiva americana levaram a Chrysler a desenvolver a plataforma K de carros compactos e de médio porte para o ano modelo de 1981. A plataforma K e seus derivados são creditados com a revitalização do negócio da Chrysler na década de 1980; Um desses derivados tornou-se o Dodge Caravan.

A marca Dodge resistiu às múltiplas mudanças de propriedade da Chrysler de 1998 a 2009, incluindo sua fusão de curta duração com a Daimler-Benz AG de 1998 a 2007, sua posterior venda à Cerberus Capital Management , seu resgate de 2009 pelo governo dos Estados Unidos e É a falência subsequente do Capítulo 11 e a aquisição pela Fiat.

Suporte