Associação Atlética Ponte Preta é uma agremiação esportiva brasileira sediada em Campinas. Fundada em 11 de agostode 1900 por um grupo de estudantes, é o time mais antigo do estado de São Paulo e o segundo clube mais antigo do Brasil. Atualmente disputa a Série A1 do Campeonato Paulista, a Série A do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana.
É também um dos times pioneiros do futebol nacional a contar com jogadores negros em seu elenco, o que então destoava do elitismo do esporte em seus primórdios no Brasil.[3][nota 1]
Conhecido popularmente como “Macaca”, o time atua em seu próprio estádio, o Moisés Lucarelli, com capacidade para 17.728 espectadores[6]. Seu maior rival é o Guarani, com quem faz o Dérbi Campineiro, uma das maiores rivalidades do futebol paulista[7].
A Ponte é uma das equipes mais tradicionais do futebol brasileiro e é o clube do interior paulista que mais cedeu jogadores para a Seleção Brasileira em Copas do Mundo. Revelou grandes craques como, Dicá, Oscar, Carlos, Polozzi, Juninho, Manfrini, Sabará, Ciasca, Nenê Santana, Chicão, Nelsinho Baptista, Waldir Peres, Fábio Luciano, André Cruz, Luís Fabiano, Adrianinho, Aranha, entre outros.