Loading

Lada

Lada é uma marca da Avtovaz, uma fábrica de automóveis soviética/russa localizada em Togliatti. O nome substituiu o original “Zhiguli”, cuja fonética semelhante com “Gigolo” acabou por prejudicar as exportações. A marca ficou famosa no leste da Europacom o Lada Riva, carro econômico vendido em grandes quantidades durante os anos de 1980-90. No entanto, modelos subsequentes não conseguiram o mesmo sucesso.

Atualmente, a empresa mantém um acordo de cooperação semelhante a uma joint venture com a GM (General Motors – Alemanha), da qual recebeu investimentos para tirar do papel o novo Niva (VAZ 2123), que é montado nas dependências da Avtovaz, saindo da linha de montagem com o emblema da Chevrolet. Atualmente, o nome Niva pertence à GM e o antigo Niva (VAZ 2121) passou a ser chamado de Lada 4×4.[1] As cooperações internacionais ajudaram a fábrica russa ter um produto novo e de qualidade, como também lhe deu fôlego para projetar no mercado um novo veículo, o Lada Kalina, nas versões hatchsedan e station wagon, de beleza externa e interna à altura de seus similares de outras marcas internacionais.

Atualmente, a Lada produz o Granta, sedan projetado em parceria com a Renault, que é parcialmente dona da AvtoVAZ; o Vesta, sedan com linhas arrojadas e modernas desenhado por Steve Mattin, atual designer da marca; o Priora, sedan de pequeno porte lançado em 2007; o Kalina, com as variações sedan, hatch e station wagon; o antigo 4×4, mais conhecido como Niva, que esteve presente no Brasil nos anos 90; o Largus, versão station wagon do nosso Renault Logan de primeira geração e o recém lançado X-Ray, também desenhado por Steve Mattin, com porte do nosso atual Renault Sandero.

Suporte