Loading

Clube do Remo

Clube do Remo (cujo acrônimo é CR) é um clube esportivo brasileiro de Belém, fundado em 5 de fevereiro de 1905 como Grupo do Remo, reorganizado em 1911 e rebatizado para seu nome atual em 1914. É chamado popularmente de Leão Azul, apelido que faz referência à mascote e à cor oficial da agremiação, o azul-marinho. É proprietário do Baenão e também manda seus jogos no Mangueirão. Seu maior adversário é o Paysandu, cujo clássico Re-Pa é tido como uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro.[4]

Entre as equipes do Norte brasileiro é uma das mais populares, apresentando uma das maiores torcida da região.[5] Em 2005, foi recordista de público entre todas as séries do Campeonato Brasileiro de Futebol com uma média de 30.869 torcedores por jogo.[6]O Remo frequentemente aparece entre as maiores médias de público do Brasil.[7] No futebol profissional o Remo possui inúmeras conquistas evidenciando 44 Campeonatos Paraenses, um Campeonato Brasileiro da Série C, um Campeonato Norte-Nordeste e três Torneios do Norte.[5] Dentro do estado, o Leão detém feitos únicos como o heptacampeonato de 1913 a 1919, a histórica hegemonia na década de 90 (oito títulos em dez anos, incluindo-se um penta) e o título profissional com 100% de aproveitamento em 2004.

Em participações na primeira divisão do Brasileiro, o Remo esteve em 16 edições da Série A (2 na época da Taça Brasil e 14 a partir de 1971). Também disputou 21 vezes a Série B do Brasileiro. Na Copa do Brasil, foram 24 aparições. Suas campanhas mais destacadas foram a oitava colocação no Campeonato Brasileiro de 1993 e a semifinal na Copa do Brasil de 1991 – estes resultados representam o melhor desempenho de um time nortista na história de ambas competições. Seu retrospecto em competições oficiais inclui ainda dois vice-campeonatos do Campeonato Brasileiro Série B, dois do Torneio Norte-Nordeste, um da Copa Verde e um da Copa Norte.

Grátis – Comprar
Suporte