Loading

Criciúma Esporte Clube

Criciúma Esporte Clube (cujo acrônimo é CEC) é um clube brasileiro de futebol sediado na cidade de Criciúma, no estado de Santa Catarina. Fundado em 13 de maio de 1947, com o nome de Comerciário Esporte Clube. Atualmente disputa a Série B do Campeonato Brasileiro.

Detentor das maiores glórias do futebol catarinense, o Criciúma foi o primeiro e único clube de Santa Catarina a conquistar o título da Copa do Brasil, em 1991,[3] de forma invicta. O Criciúma tem em seu currículo um Campeonato Brasileiro da Série Bconquistado em 2002 e um título do Campeonato Brasileiro da Série C, conquistado em 2006. No campeonato estadual, o Criciúma comemorou o título por 10 vezes, sendo o 4º maior vencedor do Catarinão e o time que mais terminou com o vice-campeonato — 10 vezes. Foi o primeiro clube catarinense a participar de uma Copa Libertadores da América, alcançando a fase de quartas-de-final.[4] No futebol, é considerado pela imprensa catarinense como um dos cinco grandes clubes do estado, junto com o AvaíFigueirenseJoinville e Chapecoense.

O Criciúma é o segundo clube catarinense com mais participações no Campeonato Brasileiro da Série A, com 13, atrás do Figueirense, com 4 a mais. E o clube que mais participou da Copa do Brasil, com 16 participações.

No Ranking da CBF, o Criciúma liderou como melhor catarinense até 2012, quando a CBF implementou um novo critério de pontuação, deixando de lado o histórico do clube e levando em conta apenas os últimos 5 anos. Em 2016, figura como segundo melhor, na 22ª colocação.

Seu maior rival é o Joinville, com quem protagoniza o Clássico do Interior (ou Clássico Norte-Sul), uma rivalidade regional que se acirrou a partir da década de 1970.[nota 1].

Suas cores oficiais, presentes no escudo e bandeira do clube, são o amarelopreto e branco. Manda suas partidas no Estádio Heriberto Hülse, que possui capacidade para 19.300 mil espectadores.[5]

Grátis – Comprar
Suporte