Loading

Guarani Futebol Clube

Guarani Futebol Clube (nascido como Guarany Foot-Ball Club) é uma agremiação esportiva brasileira, com sede na cidade de Campinas, no Estado de São Paulo. Tem, como modalidade principal, o futebol. Foi fundado em 2 de abril de 1911 por alguns jovens de ascendência italiana e um jovem de ascendência alemã. O nome do clube é uma homenagem à obra-prima do compositor Carlos GomesIl Guarany.

É conhecido popularmente como “Bugre” devido ao seu mascote. Manda suas partidas de futebol em seu estádio, o Brinco de Ouro, cuja capacidade é para 29 130 espectadores. Seu maior rival é a Ponte Preta, a partida entre as duas equipes é conhecida como Dérbi Campineiro. A rivalidade entre as duas equipes é tida como uma das maiores do futebol paulista[1].

Uma das mais tradicionais equipes do interior de São Paulo, o Guarani conquistou, ao todo, 12 títulos campineiros entre as décadas de 1910 e 1950. No entanto, o clube viveria seus maiores momentos de glória entre a segunda metade da década de 1970 e ao longo da década de 1980. Sua maior conquista no futebol é o Campeonato Brasileiro de 1978, a primeira conquista nacional de primeira divisão de um clube de futebol do interior do Brasil, exceto a cidade de Santoslitorânea.

Grátis – Comprar
Suporte