Sampaio Corrêa Futebol Clube é uma agremiação esportiva brasileira da cidade de São Luís, Maranhão. Foi fundado em 25 de março de 1923 por um grupo de jovens operários peladeiros. O nome do clube foi inspirado no Hidroavião Sampaio Corrêa II, que amerissou (termo usado para pouso de aeronaves aquáticas) na capital maranhense em dezembro de 1922.
Um dos clubes mais populares do Estado do Maranhão e do Nordeste, o Sampaio Corrêa tem o tubarão como seu mascote e suas cores são o encarnado, o verde e o amarelo. Costuma mandar seus jogos no Estádio Castelão. Seus principais adversários são o Moto Club e o Maranhão Atlético Clube, com quem compartilha as maiores rivalidades do futebol maranhense.
É o clube que possui mais títulos do Campeonato Maranhense de Futebol profissional com 33 conquistas, sendo oito delas de forma invicta, e é o único time do Maranhão que venceu a Copa Norte. É também a única equipe do país a ter sido campeão de três divisões nacionais diferentes – a Segunda Divisão de 1972 (atual Série B), a Terceira Divisão de 1997 (atual Série C) e Série D de 2012.[2][3] Em torneios nacionais, soma participações em 12 edições na Série A do Campeonato Brasileiro(considerando a era da Taça Brasil), 15 na Série B do Brasileiro e outras 21 na Copa do Brasil. O Sampaio Correa é ainda a única equipe maranhense a ter participado de um torneio internacional oficial, a Copa Conmebol de 1998, tendo alcançado a fase semifinal.